quinta-feira, 29 de março de 2012

Briófitas - Plantas sem vasos condutores

Ocorrência
As briófitas são características de ambientes terrestre úmidos, embora algumas apresentem adaptações que permitem a ocupação dos mais variados tipos de ambientes, resistindo tanto à imersão, em ambientes totalmente aquáticos, como a desidratação quando atuam como sucessores primários na colonização, por exemplo, de rochas nuas ou mesmo ao congelamento em regiões polares. Apresenta-se, entretanto sempre dependentes da água, ao menos para o deslocamento do anterozoide flagelado até a oosfera.

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Morfologia
As briófitas são plantas avasculares de pequeno porte que possuem muitos e pequenos cloroplastos em suas células. O tamanho das briófitas está relacionado à ausência de vasos condutores, chegando no máximo a 10 cm em ambientes extremamente úmidos. A evaporação remove consideravelmente a quantidade de água para o meio aéreo. A reposição por absorção é um processo lento. O transporte de água ao longo do corpo desses vegetais ocorre por difusão de célula a célula, já que não há vasos condutores e, portanto, é lento.
Reprodução
O ciclo haplodiplobionte nos musgos

Nos musgos e em todas as briófitas, a metagênese envolve a alternância de duas gerações diferentes na forma e no tamanho. Os gametófitos, verdes, são de sexos separados e duram mais que os esporófitos.

Existem órgãos especializados na produção de gametas chamados gametângios e que ficam localizados no ápice dos gametófitos. O gametângio masculino é o anterídio e seus gametas, os anterozoides. O gametângio feminino é o arquegônio que produz apenas um gameta feminino, a oosfera.

Para ocorrer o encontro dos gametas é preciso, inicialmente, que os anterozoides saiam dos anterídios. Gotículas de água do ambiente que caem nos anterídios libertam os gametas masculinos. Deslocando-se na água, os anterozoides entram no arquegônio e apenas um deles fecunda a oosfera. Forma-se o zigoto que, dividindo-se inúmeras vezes, origina o embrião. Este, no interior do arquegônio, cresce e forma o esporófito.
O jovem esporófito, no seu crescimento, rompe o arquegônio e carrega em sua ponta dilatada um pedaço rompido do arquegônio, em forma de "boné", conhecido como caliptra. Já como adulto, o esporófito, apoiado no gametófito feminino, é formado por uma haste e, na ponta, uma cápsula (que é um esporângio) dilatada, dotada de uma tampa, coberta pela caliptra.

No esporângio células 2n sofrem meiose e originam esporos haploides. Para serem liberados, é preciso inicialmente que a caliptra seque e caia. A seguir, cai a tampa do esporângio. Em tempo seco e, preferencialmente, com vento os esporos são liberados e dispersam-se. Caindo em locais úmidos, cada esporo germina e origina um filamento semelhante a uma alga, o protonema. Do protonema, brotam alguns musgos, todos idênticos geneticamente e do mesmo sexo. Outro protonema, formado a partir de outro esporo, originará gametófitos do outro sexo e, assim, completa-se o ciclo. Note que a determinação do sexo ocorre, então, já na formação dos esporos.



Essa divisão compreende vegetais terrestres com morfologia bastante simples, conhecidos popularmente como "musgos" ou "hepáticas".
São organismos eucariontes, pluricelulares, onde apenas os elementos reprodutivos são unicelulares, enquadrando-se no Reino Plantae, como todos os demais grupos de plantas terrestres.
http://sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/biobriofitas.php#

Nomenclatura binomial de Lineu



Em 1735, Lineu publicou o livro Systema naturae, no qual apresentava determinadas regras capazes de padronizar a forma de nomear espécies. Tais sugestões foram amplamente aceitas e são utilizadas até hoje. Esse sistema compreende as seguintes características:

- Todo ser vivo possui um nome científico;

- Todo nome científico é composto por duas palavras. A primeira se refere ao Gênero da espécie, e o segundo, ao epíteto (ou nome) específico, que é o que caracteriza a espécie em questão;

- O epíteto específico pode se referir a uma característica própria daquele indivíduo, como a sua localização, organização corporal, dentre outros; ou mesmo uma homenagem a algum cientista, personagem, etc.; 

- Os nomes científicos, quando escritos, devem estar destacados em itálico. Em casos em que os nomes estejam sendo redigidos à mão; ou em outras situações nas quais utilizar o itálico se apresente inviável, tais nomenclaturas devem estar grifadas;

- A primeira letra do nome científico deve ser apresentada em maiúsculo e a primeira letra do epíteto específico, em minúsculo;

- A partir da segunda vez que se escreve o nome de determinada espécie, o Gênero pode se apresentar abreviado. Ex: Cachorro - Canis familiaris - C. familiaris.
Nomenclatura binomial
* A minha dica é o seguinte : Todo ser vivo tem um nome científico.Todo nome científico tem duas palavras -  A 1° se refere ao GÊNERO (Lembre-se que o gênero está acima da espécie nas categorias taxonômicas)e a 2° palavra se refere ao epíteto específico.A 1° palavra tem que começar com letra maiúscula e a 2° com letra minúscula.As duas juntas formas o nome científico.E as duas devem estar sempre,SEMPRE, grifadas no texto.

Faça você !
01. (UNIP) A seqüência hierárquica das categorias taxonômicas é:

a) filo, classe, ordem, família, gênero;
b) gênero, família, ordem, filo, classe;
c) filo, classe, família, ordem, gênero;
d) classe, filo, gênero, família, ordem;
e) ordem, classe, filo, gênero, família.

02. O homem e o gorila pertencem à mesma ordem. São primatas. Pertencem também, obrigatoriamente:

a) à mesma espécie;
b) ao mesmo gênero;
c) à mesma espécie e ao mesmo gênero;
d) ao mesmo: reino, filo e classe;
e) ao mesmo reino e à mesma espécie.

03. (ANÁPOLIS) Dois seres vivos pertencentes à mesma ordem são necessariamente:

a) da mesma raça;
b) da mesma espécie;
c) do mesmo gênero;
d) da mesma classe;
e) da mesma família.

Gabarito 
1 - A
2- D
3- D

Taxonomia

Ordem decrescente
      A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie. No caso do grupo "classe", encontra-se a superclasse (que fica um grau acima da classe) e a infraclasse (que fica um grau abaixo da classe). Da mesma maneira ocorre com o grupo da ordem: existie a superordem e a infraordem. No grupo de espécies, encontra-se a subespécie.
       Geneticamente, são idênticos aos lobos (Cannis lupus). Mas apresentam diversas diferenças quanto a tamanho e forma. Assim, são classificados como uma subespécie dos lobos: são os Cannis (gênero) lupus (espécie) familiaris (subespécie).
Ao usar o ser humano como exemplo, veja uma classificação taxonômica completa:


Reino: Animalia (o homem é um animal, e nesse grupo estão todos os animais).

Filo: Chordata (possui notocorda - formação da coluna vertebral - no seu desenvolvimento embrionário, e aqui estão todos os vertebrados).

Classe: Mammalia (seu filhos mamam, e nessa classe estão todos os mamíferos)

Infraclasse: Placentalia (é um mamífero cuja fêmea possui placenta - mamíferos que não possuem placenta pertencem a outra infraclasse)

Ordem: Primata

Família: Hominidae (dentro desse grupo estão as subfamílias Gorilla (gorilas), Pan (chimpanzés), Ardipithecus (extinto), Australopithecus (extinto) , Pierolapithecus (extinto), Sahelanthropus (extinto), Paranthropus (extinto), Kenyanthropus (extinto), Orrorin (extinto), Homininae (seres humanos).

Subfamília: Homininae

Gênero: Homo.

Na verdade, o gênero Homo contém diversas espécies, porém, com exceção do sapiens, todas estão extintas. São elas : Homo antecessor, Homo rhodesiensis, Homo rudolfensis, Homo habilis, Homo cepranensis, Homo ergaster, Homo erectus, Homo floresiensis, Homo georgicus, Homo heidelbergensis, Homo neanderthalensis, Homo sapiens.


Espécie: Homo sapiens.

      Conforme os grupos se subdividem de acordo com as características compartilhadas, o número de animais enquadrados diminui. Ao mesmo tempo, estes apresentam cada vez mais características em comum.
       Cada grupo de classificação é chamado de táxon - de onde vem o nome taxonomia. Esse sistema de classificação permite que os seres vivos sejam agrupados conforme o seu grau de parentesco e permite compreender melhor a evolução da vida na Terra.


terça-feira, 27 de março de 2012

Confira 9 dicas para organizar os estudos .

    As aulas já começaram e com elas a preocupação com os estudos para o vestibular. Como será que devo organizar a minha rotina? Quantas horas por dia preciso estudar? Posso folgar nos finais de semana? Dá para trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
    De acordo com coordenador do curso pré-vestibular Anglo, de São Paulo, Alberto Francisco do Nascimento, a primeira medida que o estudante deve fazer é montar um cronograma diário de estudos. "Faça uma tabela dividindo a semana de segunda-feira a domingo e coloque os horários de aula, estudo e descanso", explica o coordenador.
- Confira a rotina de estudos para aluno que estudará em casa


    Manter essa rotina de estudos é o ideal para conseguir bons resultados nos vestibulares. Além disso, para o professor Alberto, também é fundamental descansar. "O ideal é que o aluno estude até às 21h45 e esteja na cama às 22h, para que ele tenha um sono tranquilo, para acordar bem disposto e assistir as aulas com concentração", comenta.
    Veja a seguir as principais dicas para manter a rotina e a disciplina dos estudos em ano de vestibular.
*Aula dada é aula estudada.Se você faz cursinho de manhã, a dica é estudar sempre a aula que teve no dia. "Após as aulas, é necessário que o estudante estude as matérias que teve. Não deixe nenhuma matéria para depois", diz o coordenador do Anglo.

*Estude até o começo da noite.Para quem vai no cursinho pela manhã, o melhor é começar a estudar às 15h e manter os estudos até às 19h. Depois disso, tire uma hora, de preferência antes da janta, para ler jornais e revistas.

*Estude de segunda a sábado.O estudante que consegue manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, deve aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana. O domingo deve ser de descanso. Já para aqueles que trabalham e fazem cursinho a noite, ou vão à escola pela manhã e ao cursinho à tarde, deve aproveitar o final de semana para estudar a matéria que teve durante a semana no curso pré-vestibular.

*Não deixe de fazer redações.Tente escrever uma redação por semana. "Se o estudante não está na escola ou cursinho, peça para um amigo ou familiar ler o texto, para apontar possíveis erros e acertos", comenta Alberto do Nascimento.
*Resolva provas de vestibulares antigos.A partir do segundo semestre, o estudante pode, uma vez por semana, resolver, destinar até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares passados.

*Revise o conteúdo perto dos vestibulares.De acordo com o coordenador Alberto, a revisão para o vestibular deve ser feita de 3 a 4 semanas antes das primeiras fases das provas. A revisão para a segunda etapa deve ser feita assim que o candidato souber do resultado da primeira etapa do processo seletivo que está participando.

*Simulados o dia da prova. O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês. "Além de medir o seu conhecimento e saber as principais dúvidas, com o simulado o estudante também treina a situação de prova", explica Alberto. Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular. Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.

*O ato de estudar é solitário.O estudante precisa de um lugar calmo para estudar, sem interferências externas. Muitas vezes ficar em casa pode atrapalhar, por isso é recomendável que o estudante fique na escola, no cursinho ou em alguma biblioteca pública, para garantir a concentração.

*Mantenha uma atividade física regular.É importante que o vestibulando separe uma hora do seu dia, de duas a três vezes por semana, para exercícios físicos. "Aconselho que o estudante mantenha a cabeça voltada 100% para os estudos. Deixe de fazer algumas atividades extras, como ballet ou música. Só mantenha, regularmente, uma atividade física", comenta o coordenador.

Testando conhecimento - Energia mecânica

01. Um corpo de massa 3,0kg está posicionado 2,0m acima do solo horizontal e tem energia potencial gravitacional de 90J.
A aceleração de gravidade no local tem módulo igual a 10m/s2. Quando esse corpo estiver posicionado no solo, sua energia potencial gravitacional valerá:
      a) zero
      b) 20J
      c) 30J
      d) 60J
      e) 90J
Letra c
02. (FUND. CARLOS CHAGAS) Uma mola elástica ideal, submetida a ação de uma força de intensidade F = 10N, está deformada de 2,0cm. A energia elástica armazenada na mola é de:
     a) 0,10J
      b) 0,20J
      c) 0,50J
      d) 1,0J
      e) 2,0J
Letra a
03. (FUVEST) Um ciclista desce uma ladeira, com forte vento contrário ao movimento. Pedalando vigorosamente, ele consegue manter a velocidade constante. Pode-se então afirmar que a sua:
      a) energia cinética está aumentando;
      b) energia cinética está diminuindo;
      c) energia potencial gravitacional está aumentando;
      d) energia potencial gravitacional está diminuindo;
      e) energia potencial gravitacional é constante.
Letra d

04. (PUC-RIO 2008)Um halterofilista levanta um peso a partir do solo até uma altura H, mantendo a velocidade do peso constante durante todo o movimento. Considerando o sistema peso e Terra, e que a energia potencial pode ser considerada zero na superfície da Terra, podemos afirmar que:
A) o halterofilista realizou trabalho, diminuindo a energia cinética do sistema;
B) o halterofilista realizou trabalho, aumentando a energia potencial do sistema;
C) o halterofilista realizou trabalho, diminuindo a energia potencial do sistema;
D) o halterofilista realizou trabalho, mantendo a energia potencial do sistema constante
E) o halterofilista não realizou trabalho.

Letra b
05.O velocímetro de um automovel registra 108 km/h.Sabendo que a massa do automovel é 700 kg,determine a energia cinética.

R :315000 J

Energia Mecânica

Considerações Gerais


Chamamos de Energia Mecânica a todas as formas de energia relacionadas com o movimento de corpos ou com a capacidade de colocá-los em movimento ou deformá-los.
                                     Classes de energia mecânica


1) Energia potencial
É a que tem um corpo que, em virtude de sua posição ou estado, é capaz de realizar trabalho.
Podemos classificar a energia potencial em:


a) Energia Potencial Gravitacional (EPG)


Está relacionada com a posição que um corpo ocupa no campo gravitacional terrestre e sua capacidade de vir a realizar trabalho mecânico.


Matematicamente


Epg = P.h - Onde P é o peso e h é a altura em relação ao nível de referência.

Ou, sabendo que P = m.g,


Epg = m.g.h - Onde m é a massa do corpo e g é a aceleração gravitacional.

Exercícios resolvidos:


1) Um corpo de massa 4 kg encontra-se a uma altura de 16 m do solo. Admitindo o solo como nível de referência e supondo g = 10 m/s2, calcular sua energia potencial gravitacional.


Resolução:


Epg = m.g.h 
Epg = 4.10.16
Epg = 640 J


b) Energia Potencial Elástica (EPE)


É a energia armazenada em uma mola comprimida ou distendida.


Matematicamente 


Epe = k x² / 2 - Onde k é a constante elástica da mola e x é a deformação da mola.
           


Exercícios resolvidos:


2) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica.


Resolução:

Epe = k .x² / 2
Epe = 400.(5 . 10 -²)² / 2
Epe = 0,5 J


2) Energia Cinética (EC)


Todo corpo em movimento possui uma energia associada a esse movimento que pode vir a realizar um trabalho (em uma colisão por exemplo). A essa energia damos o nome de energia cinética.


Matematicamente


Ec = m .v ² / 2 - Onde m é a massa e v a velocidade.


Exercícios resolvidos:


3) Determine a energia cinética de um móvel de massa 50 kg e velocidade 20 m/s.


Resolução:


Ec = m.v² / 2
Ec = 50.20² /2
Ec = 10000 J


Conservação de forças 

Uma força é chamada conservativa, quando pode devolver o trabalho realizado para vencê-la. Desse modo, o peso de um corpo e a força elástica são exemplos desse tipo de força. No entanto, a força de atrito cinético, que não pode devolver o trabalho realizado para vencê-la, é uma força não-conservativa, ou dissipativa (ocorre degradação da energia mecânica).


Isso quer dizer que, em um sistema no qual só atuam forças conservativas (sistema conservativo), a ENERGIA MECÂNICA (EM) se conserva, isto é, mantém-se com o mesmo valor em qualquer momento, mas alternando-se nas suas formas cinética e potencial (gravitacional ou elástica).


Em = Ec + Ep
Ema = Emb
Exercícios resolvidos:


4) Uma esfera de massa 5 kg é abandonada de uma altura de 45m num local onde g = 10 m/s2. Calcular a velocidade do corpo ao atingir o solo. Despreze os efeitos do ar.


Resolução:
Desprezando a resistência do ar, o sistema é conservativo, logo:



Ema = Emb
Eca + Epb = Ecb + Epb
mv² /2 + m.g.h = mv²/2 + m.g.h
v²/2 + g.h = v²/2 + g.h
0²/2 + 10.45 = v²/2 + 10.0
450= v² /2
900 = v²
v = raiz quadrada de 900
v = 30 m/s

sexta-feira, 23 de março de 2012

A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA

A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV.

Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, Ásia, África e América) torna possível uma história em escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimentos geográficos e o contato entre culturas diferentes.

Fatores para a Expansão Marítima


A expansão marítima teve um nítido caráter comercial, daí definir este processo como uma empresa comercial de navegação, ou como grandes empreendimentos marítimos. Para o sucesso desta atividade comercial o fator essencial foi a formação do Estado Nacional.

Formação do Estado Nacional e a centralização política. As Grandes Navegações só foram possíveis com a centralização do poder político, pois se fazia necessário uma complexa estrutura material de navios, armas, homens, recursos financeiros.
A aliança rei-burguesia possibilitou o alcance destes objetivos tornando viável a expansão marítima.

Avanços técnicos na arte náutica -O aprimoramento dos conhecimentos geográficos, graças ao desenvolvimento da cartografia; o desenvolvimento de instrumentos náuticos-bússola, astrolábio, sextante - e a construção de embarcações capazes de realizar viagens a longa distância, como as naus e as caravelas. A criação da Escola de Sagres favoreceu esses avanços.

Interesses econômicos - A necessidade de ampliar a produção de alimentos, em virtude da retomada do crescimento demográfico; a necessidade de metais preciosos para suprir a escassez de moedas; romper o monopólio exercido pelas cidades italianas no Mediterrâneo ­que contribuía para o encarecimento das mercadorias vindas do Oriente; tomada de Constantinopla, pelos turcos otomanos, encarecendo ainda mais os produtos do Oriente.

Sociais - O enfraquecimento da nobreza feudal e o fortalecimento da burguesia mercantil.

Religiosos - A possibilidade de conversão dos pagãos ao cristianismo mediante a ação missionária da Igreja Católica.

Fonte : Professora Helena (CPMG - PMVR)

Mercantilismo

Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime.O governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista :

Metalismo : o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América como, por exemplo, os maias, incas e astecas.

Industrialização : o governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como o produto industrializado era mais caro do que matérias-primas ou gêneros agrícolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros.

Protecionismo Alfandegário : os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países. 


Pacto Colonial : as colônias europeias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial. 

Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

A expansão do poderio naval era essencial para garantir as comunicações marítimas entre as metrópoles europeias e seus Impérios coloniais assim como para a redução do comércio em escala mundial. No século XV, Portugal exerceu a supremacia naval; no século XVI. esta passou à Espanha; no século seguinte, à Holanda; e. finalmente. no século XVIII a Inglaterra tornou-se a “rainha dos mares”.

"O comércio do mundo é conduzido pelos fortes e usualmente opera contra os fracos." (Henry Beecher)
 Fonte : Professora Helena (CPMG - PMVR)

Future will - Revisão de Inglês - Parte 5/6

Oi de novo pessoas !
Para continuar nossa revisão,hoje vou explicar o "will" que expressa futuro.Essa partícula é usada depois do sujeito e junto do verbo.Mas tome cuidado,ela não pode ser usada para ações já planejadas,pois esse papel é do "going to" ok ?!
Aff : Verbo Travel - Viajar.
Pronome+ Will + verbo 
 I             will       travel.
You         will       travel.
He           will       travel.
She         will       travel.
It             will        travel.
We         will       travel.
You        will       travel.
They       will       travel.


Neg : Acrescenta-se a partícula not.

Pronome+Will +not+ verbo 
 I             will    not   travel.
You         will    not   travel.
He           will    not   travel.
She         will     not  travel.
It              will     not  travel.
We         will     not  travel.
You        will     not  travel.
They       will     not  travel.


Int : Inverte-se a posição do will com o pronome.

 Will +Pronome+ verbo 
 Will          I          travel.
Will       You         travel.
Will       He           travel.
Will       She         travel.
Will       It            travel.
Will       We         travel.
Will       You        travel.
Will      They       travel.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Grandes Navegações

Nesta teleaula você aprenderá que Portugal soube aproveitar sua posição geográfica privilegiada para estabelecer uma nova rota de comércio até as Índias, pelo Oceano Atlântico. Além disso, verá que, para se aventurar no mar, era preciso conhecer e dominar as técnicas de navegação e que o dinheiro para se fazer isso dependia do poder do rei.



UEG divulga lista de isentos e abre inscrições para vestibular 2012.

Inscrições serão aceitas até 9 de abril

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) abriu nesta quinta-feira (22) o período de inscrições para o vestibular de meio do ano. O prazo se encerra em 9 de abril.
A taxa de inscrição é de R$ 90 para Arquitetura e Urbanismo e R$ 80 para os outros cursos. Para os treineiros, a taxa é de R$ 40. O pagamento da taxa será aceito até 10 de abril. A partir de 26 de março, os candidatos já podem imprimir seu comprovante de inscrição no site da instituição. Nesta edição do vestibular, a universidade oferece 460 vagas em13 cursos.

Também nesta quinta-feira (22), a UEG divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o vestibular 2012.2. A lista com os nomes dos contemplados pode ser conferida no site da instituição.



De acordo com o Edital, 45% das vagas são reservadas para o sistema de Cotas, sendo 20% para alunos de escolas públicas, 20% para negros e 5% para indígenas ou portadores de deficiência física. O candidato deve indicar, no ato da inscrição, por qual grupo deseja participar do processo seletivo.

A confirmação das inscrições será feita em 18 de abril. A prova de habilidades específicas, exclusiva para os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo, acontecerá em 22 de abril. A prova da primeira fase, para todos os cursos, será em 6 de maio. O resultado com os aprovados para a segunda fase será divulgado em 30 de maio. Já a segunda fase será aplicada em 3 de junho. O resultado final da seleção será publicado em 5 de julho. Outras datas do vestibular podem ser conferidas no site da UEG.


Future going to - Revisão de Inglês - Parte 4/6

Então pessoas...
Hoje vamos falar do Going to.
Ele é usado para expressar uma ação de algo já planejado e que com certeza vai acontecer.Ele será usado junto do verbo to be no presente e o verbo no estado normal.Sua tradução fica algo parecido como "I am going to... -Eu estou indo..."Mas deve se lembrar de que é usado para expressar um futuro.


Afirmativa                                   Negativa                    Interr. Afirmativa

I am going to                       I am not going to                Am I going to ?

You are going to                 You are not going to            Are you going to ?

He is going to                     He is not going to                  Is he going to ?


She is going to                    She is not going to                 Is she going to ? 

It is going to                       It is not going to                     Is it going to ?

We are going to                 We are not going to               Are we going to ?  

You are going to                You are not going to              Are you going to ?  

They are going to              They are not going to              Are they going to ? 

Vídeo aula :




quarta-feira, 21 de março de 2012

Testando o conhecimento - Arte barroca

 
-Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:

a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.

b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.

c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.

d) A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma.

e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.


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Se você marcou b você acertou.
A letra a é verdadeira,pois a arte barroca é marcada pelos contrastes,expresso principalmente nas pinturas onde o jogo de luz entre claro e escuro é uma característica marcante.
A letra c é verdadeira ,pela da época em que se desenvolveu na Europa,e que suas obras demonstravam tanto cenas religiosas como também o homem,como na obra "Aula de Anatomia" de Rembrandt.
A letra d é verdadeira pois a arte barroca foi um instrumento usado pela igreja católica na Contra-Reforma,como uma tentativa de trazer de volta os fiéis.
 E a letra e também é verdadeira pois outra característica marcante do barroco é o exagero e o drama,o que se nota na maioria dos quadros principalmente pela expressão do personagem retratado.

Faça você agora :
Quetão 2

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a arte do Barroco no Brasil. 

01) No Brasil colônia, as vilas e as cidades eram  uniformes, e as casas eram construídas sobre o alinhamento das vias públicas. 

02) O Barroco no Brasil desenvolveu-se até o início do século XX, quando esse movimento artístico foi substituído pelo Modernismo. 

04) No Brasil, o Barroco desenvolveu-se ligado à Igreja Católica. 

08) Os artistas brasileiros desse movimento artístico não praticaram a escultura, tendo praticado apenas a pintura e a arquitetura. 

16) Os arquitetos europeus responsáveis pelas igrejas da região missionária do Sul do país no século XVII e XVIII incorporam às construções traços da arquitetura barroca.

Questão 3
Sobre as artes plásticas do Barroco da Europa Ocidental,
assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A arquitetura religiosa desse período (século XVII) apresenta uma maior especulação formal e plástica que a praticada no século anterior. 

02) A escultura barroca, ao contrário da pintura e da arquitetura, era formalmente austera e equilibrada. 

04) A pintura barroca apresentava uma rica especulação plástica, mas, a despeito desse fato, não foram produzidos muitos exemplares. 

08) A fachada oriental do Louvre, obra maior do arquiteto Bernini, é um bom exemplo da arquitetura barroca da França, que era mais austera que a praticada na Itália. 

16) Uma das criações mais notáveis dos pintores barrocos foi o uso ousado da técnica denominada claro-escuro.


Gabarito :
Questão 2 - Soma 21 (Verdadeiras :01-04-16)
Questão 3 - Soma 17(Verdadeira : 01 - 16)


Past Continuous - Revisão de Inglês - Parte 3/6

O Past Continuous é utilizado para expressarmos uma ação que estava ocorrendo no passado.Por exemplo : Ela estava andando. De uma forma geral, as frases no past continuous são formadas por:

Sujeito + Verbo To Be no passado (was/were) + present participle (-ing

É bem simples :
work - trabalhar

Aff :
Pronome + to be + verbo+ing
     I           was       working
   You       were      working
    He        was       working
   She        was       working
    It           was      working
  We        were       working
 You        were       working
 They       were       working

Neg : Acrescenta not depois do verbo to be no passado.
Pronome + to be +not+ verbo+ing
     I           was      not    working
   You       were     not    working
    He        was      not    working
   She        was      not    working
    It           was      not    working
  We        were      not    working
 You        were      not    working
 They       were      not    working

Int: A frase começa com o verbo to be no passado (was/were)
 to be+Pronome +  verbo+ing + ?
    Was        I           working ?
   Were      You       working ?
    Was       He        working ?
   Was       She        working ?
   Was        It          working ?
   Were      We       working ?
  Were     You        working ?
   Were     They      working ?

terça-feira, 20 de março de 2012

Profissão do dia - Engenharia Biomédica


 
É a área da engenharia que cuida da concepção de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, voltados para diagnóstico ou tratamento terapêutico. O engenheiro biomédico projeta a estrutura, desenvolve e monta os equipamentos e faz a sua manutenção corretiva e preventiva. Pode ainda calibrar e aferir os equipamentos médicos e eletromédicos. Como tem conhecimentos na área de informática e eletrônica, cria softwares e equipamentos eletrônicos que otimizam o uso das máquinas pelos médicos, enfermeiros e dentistas. Também pode gerenciar a área de compras de equipamentos médicos e planejar seu uso. Realiza ainda pesquisas científicas para a descoberta de materiais e instrumentos biomédicos. Esse bacharel atua em hospitais, clínicas médicas, centros de saúde, laboratórios farmacêuticos e de análises clínicas, serviços especializados em manutenção hospitalar e centros de pesquisa.

-QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ENGENHARIA BIOMÉDICA E INFORMÁTICA BIOMÉDICA?

Os dois profissionais têm como principal objetivo aperfeiçoar os processos na área médica. O engenheiro biomédico é apto para desenvolver novos equipamentos, avaliar a qualidade da tecnologia aplicada à saúde, entre outras funções. Já o bacharel em Informática Biomédica é especialista no desenvolvimento de softwares e hardwares aplicados à área médica, tanto para potencializar o uso dos equipamentos como para auxiliar os profissionais da medicina no diagnóstico de pacientes.

O mercado de trabalho

São positivas as expectativas para o engenheiro biomédico, que ainda é um profissional novo no mercado de trabalho brasileiro - a primeira turma no país se formou em 2005. "Está em discussão no Congresso Nacional uma lei que obriga todos os hospitais a contratar pelo menos um engenheiro biomédico. Muitos hospitais já estão se preparando para essa obrigatoriedade, aumentando a demanda por esse especialista", afirma Airton Martin, professor do curso da Univap, em São José dos Campos (SP). O profissional pode encontrar campo de trabalho no Hospital Albert Einstein, um dos mais conceituados de São Paulo, e na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Nos hospitais e clínicas, ele é contratado para atuar na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos médicos. Já no setor industrial, a principal função desse engenheiro é desenvolver novos produtos na área médica. Outro possível campo de atuação é o acadêmico, para a realização de pesquisas. São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco são os estados brasileiros que mais têm aberto postos de trabalho para esse bacharel. Registra-se a possibilidade de oportunidades em estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia.

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso

O curso tem como caraterística a interdisciplinaridade fazendo interface entre engenharia e saúde. A grade curricular compreende matérias de ciências exatas, ciências médicas e biológicas. Em ciências exatas, estudam-se matemática, física, eletrônica, informática e tecnologia da computação. Já na área de saúde e ciências biológicas, constam na grade curricular disciplinas de anatomia, fisiologia, biofísica, bioquímica, biomecânica e telemedicina. O aluno também passa a estudar engenharia de software, circuitos elétricos, conversão de energia e termodinâmica. O estágio sempre é obrigatório, e as universidades exigem um trabalho de conclusão apresentado no último ano da graduação.

Duração média: cinco anos.

Simple Past - Revisão de Inglês - Parte 2/6

Continuando nossa revisão (que é a que a Orliene pediu para próxima aula),hoje a gente vai relembrar o Simple Past,coisinha super boba,super fácil de aprender.
O Simple past,é o tempo que indica ações passadas e concluídas.Exloved  (Eu amei).
A regra é bastante simples,você pega o verbo no infinitivo (to love),retira o to e acrescenta a terminação ed ao final do verbo.
Aff : (play - jogar)
Pronome+verbo+ed+resto da frase
     I               played       video-game.
   You           played       video-game.
   He             played       video-game.
  She            played       video-game.
    It               played       video-game.
   We            played       video-game.
  You            played       video-game.
 They           played       video-game.
Obs:
- Verbos já terminados em E apenas ganham o D: dance = danced
- Verbos terminados em consoante+y, perdem o Y e ganham IED: study = studied.
- Verbos terminados em vogal+y, apenas ganham ED: play = played.
- Verbos terminados em vogal+consoante, dobram a última consoante e ganham ED: stop = stopped 



Neg :Atenção ! Quando a frase for negativa,não se acrescenta ed,mas se utiliza do auxiliar did(passado de do)e a partícula not. 

Pronome+ DID+NOT+verbo+resto da frase
     I              did not            play       video-game.
   You          did not            play       video-game.
   He            did not            play       video-game.
  She           did not            play       video-game.
    It              did not            play       video-game.
   We           did not            play       video-game.
  You           did not            play      video-game.
 They          did not            play      video-game.
Obs: Pode-se substituir did not por sua forma contraída: didn’t. 


Int:Atenção ! Assim como nas negativas,o verbo não terá ed,mas será utilizado o auxiliar did (passado de do)antes do pronome.

 DID  + Pronome+verbo+resto da frase + ?
   Did            I                play        video-game   ?
   Did          You            play        video-game   ?
   Did           He             play        video-game   ?
   Did          She            play        video-game   ?
   Did            It               play        video-game   ?
   Did           We            play        video-game   ?
   Did          You            play        video-game   ?
   Did         They           play        video-game   ?


E Por final,temos os verbos irregulares,que tem sua própria maneira de passado.
INFINITIVE  (INFINITIVO)         PAST SIMPLE (PRETÉRITO SIMPLES)                   TRADUÇÃO

to be
was/were

ser, estar
to beat
beat

bater, derrotar, pulsar
to become
became

tornar-se
to begin
began

começar, principiar
to bite
bit

morder, picar
to bleed

bled

sangrar                                                   
to break
broke

quebrar, interromper
to bring
brought

trazer
to build
built

construir
to burn
burnt/burned

queimar
to buy
bought

comprar
to cast
cast

arremessar, atirar, calcular
to catch
caught

agarrar, apanhar
to choose
chose

escolher
to come
came

vir, chegar, aproximar-se, 
 to cut
cut

cortar
to do
did

fazer, executar, efetuar
to draw
drew

desenhar, puxar, arrastar
to drink
drank

beber, embriagar-se
to eat
ate

comer
to fall
fell

cair
to feed
fed

alimentar (se), suprir
to feel
felt

sentir
to fight
fought

lutar, combater
to find
found

achar, encontrar
to flee
fled

fugir de, escapar
to fly
flew

voar
to forget
forgot

esquecer (se)
to forgive
forgave

perdoar
to get
got

ganhar, obter, conseguir, adquirir
to give
gave

dar, conceder
to go
went

ir
to grow
grew

crescer, cultivar
 
Fontes :  http://www.colegioweb.com.br/ingles/irreglares-verbs.html
http://www.brasilescola.com/ingles/simple-past.htm