quinta-feira, 12 de abril de 2012

Concentração Comum

    No cotidiano, muitas vezes preparamos sucos que vêm na embalagem bem concentrados. Fazemos isso adicionando água à determinada quantidade desse suco, diminuindo a sua concentração ou deixando-o mais diluído.
     Desse modo, quando falamos em concentração, estamos nos referindo à quantidade de soluto dissolvido em determinada quantidade da solução (soluto + solvente). Se tiver muito soluto dissolvido em pouco solvente, como no caso do suco inicial, dizemos que a concentração está alta ou que ele está muito concentrado e vice-versa.
     Em laboratório, essa relação entre a quantidade de soluto e a quantidade da solução é calculada para soluções que estão sendo analisadas e usadas em experimentos. Esse cálculo é feito por meio da fórmula abaixo:


Sendo que: 
C = Concentração Comum;
m1 = massa do soluto (o índice 1 indica que a grandeza se refere somente ao soluto);
v = volume da solução (o fato de estar sem índice indica que se refere à solução inteira, isto é, o volume do soluto e do solvente juntos).

A unidade no SI (Sistema Internacional) para a Concentração Comum é o g/L (gramas por litro).

Essa relação mostra a quantidade de soluto presente em cada litro da solução.

Observe um exemplo de exercício em que se utiliza essa grandeza:

“Um adulto possui, em média, 5 L de sangue dissolvidos na concentração de 5,8 g/L. Qual a massa total de NaCl no sangue de uma pessoa adulta?”

Resolução:

• Dados:
C= 5,8 g/L
m1= ?
v = L

Invertendo a fórmula para isolar a massa do soluto, temos:


• Substituindo na fórmula:


m1 = C . v
           m1 = 5,8 g/L. 5L
m1 = 29 g

A concentração mostra que em cada litro do sangue humano há 5,8 g de NaCl e, portanto, em 5 litros tem-se 29 g. Isso também poderia ser feito por regra de três:

5,8 g --------------- 1 L
m1 -------------------- 5 L
m1 = 5,8 g/L. 5L
m1 = 29 g

Nenhum comentário:

Postar um comentário