terça-feira, 10 de abril de 2012

RESUMO SOBRE O CONCENSO DE WASHINGTON

    Em novembro de 1989, a capital norte-americana foi sede de um encontro de economistas instituições públicas e privadas de vários países desenvolvidos em e desenvolvimento, dispostos a estabelecer um conjunto de reformas esscenciais para que a América Latina superasse a crise econômica e retornasse o caminho do desenvolvimento.
    Como entraves encontravam-se: dívida externa elevada, estaguinação econômica,inflação ascendente e taxas de semprego muito acima das aceitáveis.O objetivo era a recuperação e econômica dos países latinos americanos, a partir de um conjunto de medidas técnicas ( Neoliberais ) em favor da economia de mercado, faziam parte do receituário neoliberal: Privatização de estatais, flexibilização da legislação trabalista,redução da carga fiscal e abertura comercial; conjunto esse que caracterizaria a diminuição do papel estatal na economia ( Estado mínimo ).

O consenso original de Washington de 19891

Disciplina fiscal. Altos e contínuos déficits fiscais contribuem para a inflação e fugas de
capital.

Reforma tributária. A base de arrecadação tributária deve ser ampla e as MARGINAL TAX
RATES moderadas.

Taxas de juros.
Os mercados financeiros domésticos devem determinar as taxas de juros de
um país. Taxas de juros reais e positivas desfavorecem fugas de capitais e aumentam a
poupança local.

Taxas de câmbio. Países em desenvolvimento devem adotar uma taxa de câmbio competitiva que favoreça as exportações tornando-as mais baratas no exterior. 5

Abertura comercial. As tarifas devem ser minimizadas e não devem incidir sobre bens intermediários utilizados como insumos para as exportações.

Investimento direto estrangeiro. Investimentos estrangeiros podem introduzir o capital e as tecnologias que faltam no país, devendo, portanto ser incentivados.

Privatização. As indústrias privadas operam com mais eficiência porque os executivos possuem um “interesse pessoal direto nos ganhos de uma empresa ou respondem àqueles que tem.” As estatais devem ser privatizadas.

Desregulação. A regulação excessiva pode promover a corrupção e a discriminação contra empresas menores com pouco acesso aos maiores escalões da burocracia. Os governos precisam desregular a economia.

Direito de propriedade. Os direitos de propriedade devem ser aplicados.
Sistemas judiciários pobres e leis fracas reduzem os incentivos para poupar e acumular riqueza.

Após mais de uma década, o Brasil e a América Latina não viram cumprir a expectativa
do crescimento econômico. Desemprego crescente, redução drástica de salários e concentração de riquezas, tornaram o "Estado Minimizado” frágil, subordinado ao mercado e
distante do social . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário