quinta-feira, 26 de abril de 2012

Profissão do dia - Jogos Digitais

           Esse profissional cria, desenvolve e implanta jogos eletrônicos para diversas mídias, como computadores, videogames, internet e celulares. Ele trabalha com games de entretenimento, educativos, advergames (jogos interativos, que transmitem mensagens publicitárias) ou empresariais. Domina todo o processo de elaboração de enredo, personagens e cenários que compõem um jogo em três dimensões (3D), desenvolvendo a lógica que está por trás dos efeitos e recursos empregados em cada jogo e também os recursos de áudio e vídeo para deixar o ambiente virtual similar à realidade, como em um filme. Desenvolve ainda comandos que garantem resposta rápida, imagens apropriadas e som adequado a cada movimento. Atua principalmente em empresas desenvolvedoras de jogos, agências de publicidade, de comunicação, de design, de websites e produtoras de audiovisuais. Domina linguagens de computação das mais diversas plataformas, como PC, celular, web ou console.

Salário inicial: R$ 1.900,00 (fonte: Prof. Delmar Galisi, da Universidade Anhembi Morumbi).

O curso
O bacharelado engloba as disciplinas do tecnológico, porém, por ser um curso de maior duração, há um aprofundamento maior nas matérias teóricas. São ministradas aulas de metodologia científica e de disciplinas da área de ciências humanas, como antropologia e cultura brasileira. As aulas práticas, nas quais os alunos devem desenvolver os próprios projetos, ocorrem simultaneamente às teóricas, que dão embasamento à realização desses projetos. No trabalho de conclusão de curso, o aluno tem liberdade para escolher o tema do jogo digital a ser desenvolvido. O estágio é obrigatório. 

Duração média: quatro anos. 

Outros nomes: Design de Jogos e Entretenimento Dig.; Sist. e Mídias Dig. (jogos dig.).

O que você pode fazer

Programação
Programar os efeitos e recursos do jogo usando linguagem lógica de programação e algoritmos.

Design de games
Roteirizar os jogos. Definir o tema, o gênero (ação, aventura), o número de jogadores, as regras e os requerimentos do sistema.

Modelagem em 3D,
Fazer o acabamento e a animação, incorporar funções de iluminação e de tratamento de superfícies em jogos de três dimensões.

Ilustração
Desenhar cenários, situações e personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário