segunda-feira, 23 de abril de 2012

Profissão do dia - Arqueologia

(Bacharelado)
        É a ciência que estuda as sociedades humanas por meio de objetos que foram produzidos e utilizados no passado. O arqueólogo explora e analisa materiais encontrados embaixo da terra para estudar a sociedade e as características que ajudaram a constituir as sociedades que conhecemos hoje. Com seu conhecimento de história e um olhar analítico, esse profissional tem condições de pesquisar e descobrir como foi feita a ocupação humana no passado por meio da observação e análise de marcas espalhadas pelo território, como a composição do solo e a coloração da terra. Com base nessa análise é que, com uma equipe multidisciplinar, o arqueólogo decide se há necessidade de fazer ou não escavações no local. Esse profissional pode trabalhar em centros de pesquisas, geralmente os de universidades, e também tem a possibilidade de atuar como consultor na elaboração de relatórios de sítios arqueológicos. 
           A Arqueologia é uma profissão em expansão no mercado de trabalho, embora seja recente como graduação no Brasil: a primeira turma formou-se em 2008. A procura pelo profissional é maior para atuar em projetos de identificação e resgate de patrimônio arqueológico, em áreas de impacto ambiental e para avaliar a instalação de grandes empreendimentos em regiões que possam abrigar sítios arqueológicos. O egresso pode prestar esse tipo de serviço como autônomo ou associando-se a escritórios. "A lei que determina o levantamento de possíveis bens arqueológicos em obras é federal. A tendência é que nos próximos anos haja leis estaduais e municipais, o que aquecerá ainda mais o mercado para o arqueólogo", diz Sibele Aparecida Viana, coordenadora da graduação da PUC Goiás. Além disso, há campo de trabalho em educação patrimonial, em museus e casas de cultura, ou para atuar como pesquisador. E, embora a profissão não seja regulamentada, alguns concursos públicos, como o do Ministério Público da União, já oferecem vagas. Universidades e institutos de pesquisa são boas opções para os mestres e doutores. 
Salário inicial: a partir de R$ 3.000,00 (fonte: profa. Sibeli Aparecida Viana, da PUC Goiás).

O curso
           Durante o curso, o aluno estuda uma série de disciplinas específicas da área, como pré-história, história da sociedade brasileira, cartografia, educação ambiental, geologia, sociedades indígenas, zooarqueologia e museologia. Entre as matérias mais teóricas estão sociologia, filosofia, língua portuguesa, antropologia, biologia, geografia e estatística. Grande parte da grade curricular desse curso é dedicada ao estudo de disciplinas práticas. Elas são realizadas desde o primeiro ano em parques naturais, sítios arqueológicos ou locais onde os alunos possam estudar os elementos que compõem uma determinada sociedade e saber as intervenções sofridas com o passar do tempo. Parte da carga horária pode ser cumprida nos laboratórios de documentação e acervos e preservação e restauro. 
Duração média: quatro anos
Outro nome: Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre.

O que você pode fazer
Pesquisa
Atuar em centros de pesquisa ou laboratórios instalados nas universidades ou em institutos de arqueologia, estudando materiais recolhidos em campo e elaborando relatórios arqueológicos.

Consultoria
Prestar assessoria e consultoria a empresas públicas e privadas para definir as características da ocupação em locais predeterminados e fazer relatórios arqueológicos e ambientais.

Exploração
Atuar em campo, determinando a necessidade de escavação e recolhendo materiais necessários para estudo e pesquisa.

Educacão
Promover atividades para preservação de recursos patrimoniais e de turismo cultural. Atuar em feiras de divulgação científica, museus e unidades de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário